Desde o nascimento que a criança é confrontada com uma imensidão estímulos novos que provocam emoções e sensações que necessitam de ser compreendidas para que esta se possa ajustar ao novo mundo em que entrou.

Estas experiências passam por cheiros, imagens, sons, afectos por pessoas, desejo por objectos, medo de algumas experiências, entre muitas outras que enriquecerão a sua vida.

No entanto, a forma como estas experiências são vividas nem sempre são fáceis de lidar para a criança, seja por características da maneira de ser da criança, seja pela intensidade como as situações ocorrem. Por exemplo, uma criança pode reagir mal à entrada na escola porque se sente insegura, como pode tornar-se uma criança com diversos medos devido a uma má experiência que tenha vivido na escola (estes exemplos não devem ser generalizados nem considerados como as únicas causas possíveis da situações descritas).

Assim, o trabalho terapêutico com a criança estará assente em ajudá-la a compreender todos os aspectos que têm entrado naquelas que são as suas primeiras experiências no mundo, para que ela desenvolva a capacidade de pensar as experiências que já viveu e para que fique apta a lidar da melhor forma possível com a sua vida futura.

Pela vida da criança estar principalmente restrita ao meio familiar e ao meio escolar (pré-escola e primeiro ciclo), é na interacção com estes contextos que se manifestam as suas dificuldades, e traduzem-se em alguns sintomas como:

Em Casa
 
Na Escola

• Complicações a adormecer;

• Recusa a Brincar;

• Dificuldades a comer;

• Rejeição da interacção com alguns elementos da família;

• Atrasos na fala e no andar;

• Estorvo em controlar a urina e as fezes;

• Recusa em ir à escola…

 

• Dificuldade na interacção com os colegas, seja do mesmo sexo e/ou do sexo oposto;

• Medo de participar em actividades em que possa ser avaliada/julgada;

• Temor de perder os pais durante a permanência na escola;

• Interacção perturbada com as figuras de autoridade;

• Atraso na aquisição das competências escolares…